Novo Relatório de Desenvolvimento Humano conclui: Mais migração, melhor humanidade

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009, publicado hoje pelas Nações Unidas, considera a migração como um fluxo positivo para a liberdade humana e o bem-estar social da humanidade.

De acordo com a representante do PNUD, Helen Clark, o relatório desfaz os preconceitos negativos sobre migrantes como “a roubarem os nossos empregos” ou a “roubarem o contribuinte” que abundam nos media e na opinião pública, especialmente em tempo de crise.

Fruto de uma investigação profunda, o relatório revela que os imigrantes são uma mais-valia em termos económicos para os países de acolhimento, dando mais do que recebem. A imigração aumenta o emprego, não exclui nacionais do mercado de trabalho dado que as capacidades dos imigrantes complementam as que existem no país, e aumenta as taxas de investimento em novos negócios. Os autores demonstram também que os ganhos em termos de diversidade social e inovação são inegáveis.

Entre os migrantes internacionais o relatório nota que menos de 30% se deslocam de países em desenvolvimento para países desenvolvidos e que apenas 3% dos africanos, por exemplo, vivem actualmente fora do país onde nasceram. Acrescente-se que, em Portugal, por cada 15 novos imigrantes que chegam, saem 100 portugueses segundo revela um estudo de Helena Rato, do Instituto Nacional de Administração.

O relatório interpela-nos a todos, estados e cidadãos, a “Ultrapassar Barreiras” em nome da liberdade e do desenvolvimento humano. Interpela-nos a todos a participar na integração dos imigrantes e na construção de uma sociedade inclusiva.

O relatório e os estudos complementares estão acessíveis em http://hdr.undp.org/en/

Ana Larcher Carvalho

Leave a comment or contact me

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s